top of page

Burnham diz que houve interferência russa no Brexit

há 7 dias
3 min de leitura

Atualizado: há 11 horas

Andy Burnham disse que é claro que houve interferência russa no referendo do Brexit, depois de pedir respostas sobre o envolvimento do Kremlin quando chegou a Downing Street.


Numa entrevista ao podcast The Rest is Politics, afirmou: «Ao chegar a Downing Street, fiz a pergunta: houve interferência da Rússia no referendo de 2016? Recebi uma resposta clara: sim, houve.»


Burnham é primeiro-ministro desde 20 de julho de 2026, sucedendo a Keir Starmer após uma mudança de liderança. É o sétimo chefe de governo britânico numa década.


A declaração marca uma rutura com a posição dos governos conservadores anteriores, que insistiam que não havia provas de interferência bem-sucedida da Rússia na votação. Burnham não revelou quem lhe deu a avaliação, em que provas esta se baseou ou se a interferência afetou o resultado.


Em 2020, um relatório da comissão parlamentar de informações e segurança criticou o Governo e os serviços de informações por não terem investigado devidamente a potencial interferência russa no referendo.


A comissão multipartidária concluiu que os ministros não pediram uma avaliação completa das atividades de Moscovo, apesar de indícios de tentativas de influenciar a política britânica através de meios de comunicação estatais russos e de contas nas redes sociais. Acrescentou que o Governo não fez qualquer avaliação após o referendo, ao contrário do que aconteceu nos EUA após as presidenciais de 2016. Defendeu ainda que é importante saber se um Estado hostil procurou influenciar um processo democrático, independentemente de o ter conseguido.


Palácio de Westminster, em Londres, sede do Parlamento britânico.
Palácio de Westminster, em Londres. Em 2020, a comissão parlamentar de informações e segurança criticou a ausência de uma investigação adequada à eventual interferência russa no referendo. Fotografia: Hippopx, autor não identificado. Domínio público.

Burnham diz que o Reino Unido precisa de ser mais aberto sobre as tentativas de Estados hostis de interferir na política, numa altura em que os líderes europeus lidam com a ascensão da extrema-direita.


No mês passado, num discurso na Assembleia-Geral da ONU, acusou Moscovo de uma guerra de informação e disse haver provas de uma tentativa de interferência nas legislativas de 2019.


«É importante deixar agora estas questões claramente registadas e acredito que isso ajuda os eleitores na Alemanha e em França a compreender que parte desta política é instigada pelos nossos inimigos, nomeadamente a Rússia. Penso que temos estado demasiado na defensiva e que não temos informado suficientemente as pessoas sobre a dimensão das tentativas, vindas do estrangeiro, de perturbar o processo político», disse ao podcast.


Esta semana, durante uma visita a Berlim, discutiu com o chanceler Friedrich Merz a ameaça da Alternativa para a Alemanha (AfD). Segundo Burnham, Merz manifestou preocupação com as ligações do partido à Rússia. «Uma das coisas que disse ao chanceler Merz […] foi que precisamos de vos apoiar no combate à ameaça que enfrentam e, em particular, ao tipo de política com que se confrontam. Ele dizia-me que a AfD tem ligações claras à Rússia, incluindo financiamento, creio.


Há certamente informação falsa e desinformação provenientes da Rússia a entrar na política alemã.»


Downing Street anunciou que está a desenvolver um novo Centro Nacional de Defesa da Informação para detetar e travar campanhas de Estados hostis contra a democracia britânica e que trabalha com a Alemanha numa parceria contra ameaças híbridas.


Um porta-voz afirmou: «A segurança nacional é o primeiro dever de qualquer governo. Estamos empenhados em garantir que os nossos cidadãos e as nossas instituições estão protegidos de potências estrangeiras e dos seus intermediários que procuram ameaçar vidas e minar os nossos valores democráticos. Fazemo-lo reforçando os nossos poderes através da National Security Act, a resiliência das nossas instituições e das infraestruturas nacionais críticas, as nossas fronteiras e as nossas forças policiais e serviços de informações. Continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger o Reino Unido.»


No mês passado, Burnham admitiu que o Reino Unido pode vir a considerar o regresso à UE, dizendo que o Governo examinaria todas as opções para a futura relação com Bruxelas.


Fontes institucionais



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page