Oscar de la Renta, ou a beleza como forma de presença
Flores, cor, tule, saias amplas, mangas leves. A moda de Oscar de la Renta nunca teve vergonha do prazer. Também por isso parece, à primeira vista, fácil de compreender. A armadilha está aí: chamar-lhe apenas beleza, como se o trabalho acabasse na superfície.
O que vinha depois era mais interessante. A roupa dava a certas mulheres uma maneira de entrar no mundo sem se encolherem perante o olhar dos outros. Primeiras-damas, atrizes, anfitriãs, noivas, mulheres de sociedade: todas expostas de modos diferentes, todas obrigadas a negociar a mesma coisa elementar, ser vistas sem ficarem menores por serem vistas.
Há uma suspeita moderna sobre a beleza. Para ser levada a sério, parece muitas vezes obrigada a tornar-se austera, defensiva, quase invisível. De la Renta vinha de outra convicção. A beleza não precisava de se desculpar. Podia agradar, podia ter cor, podia ser decorativa. O limite era outro: não ser oca.
Em mãos fracas, o decorativo serve para cobrir a ausência de pensamento. Em de la Renta, servia para dar forma social a uma pessoa. O vestido não devia vencer a mulher. Devia deixá-la chegar inteira.
A elegância como hospitalidade
Há criadores que impõem uma visão ao corpo. De la Renta parecia preferir outra operação: criar um lugar onde o corpo pudesse habitar sem hostilidade. Talvez seja por isso que tantas das suas roupas continuam a parecer menos datadas do que a época que as produziu. Não dependiam apenas do choque, da rutura ou do manifesto. Dependiam de proporção, movimento, cor e entendimento da ocasião.
Um vestido de de la Renta quase nunca se entende fora da ocasião para que foi imaginado. A moda não acontece inteiramente no ateliê nem na passerelle. Acontece quando a peça entra na vida: no jantar, na posse, na gala, no casamento, no retrato oficial, na fotografia que será vista por milhões.
A roupa não termina quando é acabada. Termina quando alguém a veste.
A sua distinção entre passerelle e moda diz muito sobre isto. A passerelle podia ser espetáculo; a moda só começava quando uma mulher vestia a peça. A diferença parece simples. Separava, porém, a roupa enquanto objeto da roupa enquanto relação.
De la Renta trabalhou sobretudo nesse segundo mundo.
O contrário da nostalgia
De la Renta podia ter ficado preso à imagem de um mundo antigo: jantares, salões, primeiras-damas, editoras temidas, mulheres treinadas para ocupar uma sala. Seria uma leitura cómoda. E insuficiente.
Durante uma parte importante do século XX, a elegância pública passava por círculos relativamente fechados: a alta sociedade, a política institucional, as revistas, os comités, as galas, as grandes casas. De la Renta conhecia esse idioma por dentro. Vestiu primeiras-damas e mulheres da elite norte-americana com uma naturalidade que vinha menos da submissão ao poder do que da compreensão dos seus rituais.
Esse mundo não acabou de um dia para o outro. Perdeu, porém, o monopólio da visibilidade. A passadeira vermelha começou a fazer, para uma audiência global, aquilo que os salões faziam para círculos restritos. A atriz fotografada nos Óscares passou a concentrar estatuto, desejo, consumo e comentário público. Mais tarde, as imagens deixaram de depender apenas das revistas e passaram a circular em velocidade própria.
De la Renta não tratou essa mudança como decadência. Leu-a. Adaptou-se. Continuou reconhecível sem se tornar peça de museu. A continuidade estava menos nos lugares do que no problema que ele voltava a resolver: que roupa permite a uma mulher aparecer ali sem ser engolida pelo cenário?
Essa pergunta não pertence apenas às primeiras-damas nem às atrizes. Também explica o poder discreto de um vestido de noiva.
O vestido em público
O “vestido bonito” foi uma das suas fórmulas mais conhecidas. A frase pode parecer uma forma de modéstia, talvez até de ligeireza. Mas, aplicada à sua obra, tem uma consequência mais séria. Um vestido bonito nunca é apenas bonito quando surge no lugar certo, sobre a pessoa certa, no momento certo.
Um vestido pode fazer trabalho público. Suaviza uma imagem, impõe distância, protege quem está demasiado exposto. Às vezes, dá cerimónia a um corpo que já não tem descanso do olhar.
Foi por isso que de la Renta serviu tão bem primeiras-damas e atrizes. Umas representavam instituições; outras representavam desejo e imaginação coletiva. Em ambos os casos, a roupa precisava de fazer uma coisa delicada: chamar a atenção sem parecer que implorava por ela.
O seu trabalho não era minimalista, mas sabia conter-se. Não era tímido, mas raramente parecia desesperado. Não negava o ornamento, mas obrigava-o a servir uma presença. Os vestidos podiam ser exuberantes; não pareciam querer vencer a mulher que os usava.
Uma vida treinada para entrar em salas
Oscar Arístides de la Renta nasceu em Santo Domingo, em 1932, e saiu jovem para Madrid para estudar arte. O pai preferia outro destino. Ele escolheu outro mundo.
Os perfis e entrevistas que fixaram a sua juventude espanhola insistem num ponto revelador: antes de dominar completamente o ofício, de la Renta já compreendia a encenação da presença. Madrid deu-lhe cafés, flamenco, noite, roupa feita por medida, uma educação do olhar. Não foi apenas formação artística. Foi aprendizagem social.
Mais tarde, passaria por Balenciaga, Lanvin, Elizabeth Arden e pela Seventh Avenue. Há histórias repetidas sobre essa ascensão, algumas contadas pelo próprio, que mostram não apenas ambição, mas uma espécie de audácia prática. De la Renta parecia saber entrar primeiro e justificar depois a entrada.
A coragem não estava em fingir que já sabia tudo. Estava em aprender depressa o suficiente para não desperdiçar a porta aberta. Havia talento, claro. Mas havia também velocidade, encanto, disciplina, sentido de oportunidade e uma compreensão quase física dos códigos sociais. Ele sabia o que uma sala esperava antes de a sala o dizer.
O luxo sem crueldade
Há uma forma de luxo que humilha. Faz sentir que a beleza pertence a quem pode pagar por ela e que todos os outros devem apenas observá-la de fora. De la Renta movia-se entre elites, dinheiro e poder, mas a sua moda raramente parecia cruel. Era luxuosa, sim, mas não cínica. Refinada, mas não gelada. Social, mas não morta.
Talvez por isso a ideia de hospitalidade volte sempre que se pensa nele. Nas casas da República Dominicana, descritas em perfis da época, surgem convidados, família, cães, música, conversas, jogos de dominó, varandas e uma noção de prazer partilhado. Esses elementos biográficos interessam menos como cenário de privilégio do que como extensão de uma sensibilidade. A roupa de de la Renta também tinha portas abertas.
Não obrigava uma mulher a parecer severa para ser levada a sério. Não lhe retirava cor em troca de autoridade. O encanto, para ele, não era uma deficiência.
Isto pode ser visto como conservador. Em parte, era. Mas havia ali outra coisa: fidelidade a uma experiência humana elementar. Há alegria em vestir-se para uma ocasião. Há dignidade em querer aparecer bem. Há inteligência numa beleza que não se transforma em agressão.
O que fica de um vestido
A memória de um criador de moda é instável. Os vestidos envelhecem, os corpos mudam, as fotografias perdem contexto, os nomes que pareciam eternos tornam-se notas de rodapé. A pergunta, então, é o que resta quando a ocasião passou.
No caso de Oscar de la Renta, resta uma lição sobre a relação entre beleza e vida pública. Ele mostrou que a elegância não é apenas bom gosto, nem apenas dinheiro, nem apenas técnica. É uma forma de mediação entre uma pessoa e o olhar dos outros.
Essa mediação pode ser frívola, manipuladora ou vazia. Mas também pode fazer uma coisa mais rara: ajudar alguém a ocupar o seu lugar com mais nitidez. Transformar a exposição em presença. Fazer da roupa não uma máscara, mas uma companhia.
Talvez seja por isso que o seu nome continue a convocar mais do que uma marca. O que fica é mais concreto: uma mulher à entrada de uma sala, o tecido a mover-se, o olhar dos outros já preparado. De la Renta sabia trabalhar esse segundo antes da aparição.
Oscar de la Renta chamou-lhe, com aparente simplicidade, um vestido bonito. A memória permite hoje dizer mais. O vestido era bonito, sim. Mas o seu valor estava noutro ponto: não ficava no cabide, nem na fotografia oficial, nem no nome da etiqueta. Só começava verdadeiramente quando alguém o levava para a vida.





Comentários